ALERTA: Nunca sente uma criança com o blusão vestido na cadeirinha

Estamos a colocar a vida dos mais pequenos em perigo! E a maioria dos pais faz isto! Com a chuva e o frio chegam os blusões com que protegemos as crianças. Mas quando as sentamos no automóvel com eles vestidos, para os manter quentes, podemos estar a colocar a sua vida em perigo.

Os blusões das crianças para o frio e chuva são tradicionalmente fofos, devido à generosa camada de ar e tecido com que envolvem o utilizador para o manter quente. Ora isto é mau em termos de segurança automóvel, criando o equivalente a uma folga excessiva no cinto.

Tendo em conta que a cabeça de um bebé é desproporcionadamente maior e mais pesada, quando comparada com os adultos, os blusões de Inverno tornam praticamente impossível apertar o cinto, mesmo os de quatro apoios, a ponto de segurar o corpo correctamente sem lhe aplicar uma pressão excessiva. Em caso de acidente, a criança vai deslizar dentro do blusão – e este dentro do aperto do cinto, especialmente se for do tipo impermeável –, permitindo que ela seja projectada, o que resulta potencialmente em ferimentos graves ou na sua morte.

“Mesmo que a criança não chegue a ser projectada, o simples deslizar do corpo sob o cinto de segurança durante um acidente é suficiente para, só por si, provocar ferimentos e, no caso dos bebés de tenra idade, até uma fractura da coluna”, adverte a pediatra Elizabeth Murray.

Veja os testes que foram realizados, e alerte os seus amigos e familiares!

FONTEobservador.pt
COMPARTILHAR