Crise energética: Falta de gasóleo leva condutores a utilizarem óleo vegetal

O óleo de cozinha pode ser usado em automóveis movidos a gasóleo, e é isso que estão a fazer alguns automobilistas sem alternativa devido à escassez de combustíveis, causada pela recente greve.

Queres ganhar 130€? É simples, só tens de aceder este >> LINK <<

Compra-se em qualquer supermercado e pode ser utilizado como substituto mais económico desse combustível. À primeira vista pode parecer uma grande inovação, face ao aumento galopante do petróleo, mas a verdade é que se trata de um simples regresso às origens.

VANTAGENS: RENDIMENTO – O recurso a óleo directo como combustível não acarreta qualquer perda de rendimento da viatura. A isto acrescenta-se o preço por litro, que pode representar poupança de 75 cêntimos.

SILÊNCIO – Com uma combustão mais lenta, o barulho no arranque do motor e durante o andamento é mais reduzido, verificando-se também uma redução na emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

DESVANTAGENS: FALTA DE PRODUÇÃO – A produção de óleo vegetal em Portugal é praticamente nula, sendo na sua maioria importado. Isto faz com que o preço do óleo vegetal seja mais caro do que em países auto-suficientes.

ABASTECIMENTO: – Em Portugal não existe uma rede de postos de abastecimento deste combustível, ao contrário de outros países da União Europeia. A solução passa por adquirir o produto em supermercados ou restaurantes.

ÓLEO ALIMENTAR: – Qualquer óleo que se encontre à venda nos supermercados pode ser utilizado numa viatura a gasóleo. Comparando com o preço actual do gasóleo, regista-se uma poupança que pode chegar a atingir os 50 por cento.

EXEMPLO ALEMÃO – Agricultores alemães já recorrem ao óleo vegetal como forma de combustível há mais de 20 anos. Por ano fazem duas plantações de colza, vegetal cujas sementes produzem óleo.

NOTA: – A utilização deste combustível pode ser prejudicial para alguns motores diesel mais recentes, aconselhe-se sempre junto do seu mecânico ou de um especialista antes de recorrer ao óleo de cozinha como forma de combustível.

COMPARTILHAR