Esqueça os caracóis ou ameijoas, a moda agora é chupar pedras fritas!

Este ingrediente (no mínimo bizarro) está a ser utilizado para fazer refogados. E há cada vez mais aventureiros a prová-los. Apelidado de “o prato mais duro do mundo” — facilmente se percebe o porquê — trata-se de um refogado tradicional da China que está a despertar a curiosidade culinária dos internautas.

Os vídeos de chefs a fritarem pedras são mesmo a última tendência gastronómica nas redes sociais. Alguns fazem-nas com alho e pimenta em mercados noturnos movimentados.

Outros cozinham as pequenas rochas recém-apanhadas à beira-rio com molhos. Seja qual for a receita utilizada e os ingredientes adicionados, o prato é conhecido como suodiu (chupar e descartar).

Os clientes recebem uma caixa do tamanho da palma da mão com as pedras aromatizadas e depois sugam os sabores ricos e picantes dos temperos de cada uma. Cada porção custa cerca de 16 yuans (1,58€), de acordo com um dos vídeos. Tendo em conta que o conduto pode ser reutilizado, muitos diriam que até é caro.

Quem já o experimentou garante que as pedras do rio têm um sabor a peixe, e que, quando fritas, se aprimora. Ainda assim, a maioria não está convencida. Além de haver quem alerte para os riscos de asfixia, há utilizadores das redes sociais que arriscam a prever a próxima tendência alimentar (uma mais fácil de engolir): lama.

Veja aqui o vídeo no Reddit

FONTEnit.pt
COMPARTILHAR