Jovem de 19 anos inventa sistema que conseguirá limpar metade do oceano Pacífico

O plástico representa uma das maiores ameaças ambientais aos ecossistemas marinhos. A má gestão desses resíduos contribui para a poluição da água, e os animais confundem essas substâncias com alimentos.

A pensar nisso, um jovem de apenas 19 anos encontrou uma solução para limpar metade do oceano Pacífico em 10 anos. O plano do holandês Boyan Slat consiste numa barreira flutuante que aproveita as correntes oceânicas, e cria assim uma barreira que bloqueia o lixo encontrado nas águas.

A ideia nasceu quando Slat foi mergulhar na Grécia e viu um volume de plástico no mar maior do que de peixes. “Infelizmente, o plástico não desaparece por si só. Ao ver aquilo eu perguntei a mim próprio, por que não podemos limpar isto?”, questionou-se o jovem.

A iniciativa, que tem apoio de mais de 100 pesquisadores e ambientalistas, prevê remover 65 metros cúbicos de lixo por dia. Utilizando um protótipo, o sistema flutuante conseguiu recolher plásticos até três metros de profundidade.

O projecto terá um custo de 2 milhões de dólares, o que é uma insignificância tendo em conta o benefício que trará. No entanto o jovem é apenas um estudante, e por isso teve de criar um site que mostra todo o procedimento, e onde faz uma “vaquinha virtual” para colocar seu plano em marcha.

O jovem já conseguiu 34% do montante que precisa para colocar o plano em marcha. Ao colaborar, o doador fica a saber quanto lixo a sua doação conseguirá retirar do oceano. Quem quiser contribuir pode fazê-lo através do site desenvolvido por Slat para o projecto.

Não é demais reforçar que o protótipo funcionou tal como previsto!

FONTEcorreio24horas.com.br
COMPARTILHAR