12 pessoas foram PRESAS por darem comida a sem-abrigo

Pelo menos 12 pessoas foram detidas após oferecerem comida a pessoas sem-abrigo em Wells Park em El Cajon, Califórnia, na semana passada. Os indivíduos, que são membros de um grupo militante chamado Break the Ban foram todos acusados de um crime, à exceção de um jovem de 14, a quem foram retiradas as acusações.

“Se eu tiver de ser preso por algo, como neste caso dar comida a sem-abrigos, não sinto que deva pedir desculpa, pois não acho que esteja a fazer nada de mal”, declarou Matthew Schneck.

O conselho municipal de El Cajon aprovou por unanimidade um decreto de emergência que proíbe a distribuição de comida em qualquer área pública na cidade, em outubro passado, para prevenir que se espalhe hepatite A.

Qualquer pessoa que dê comida a um sem-abrigo enfrenta agora 6 meses na prisão e uma multa de 1000$.

Contudo, os ativistas não acreditam que sejam estas as verdadeiras razões para esta nova lei ter sido aprovada pela cidade, e veem esta lei como um ataque aos sem-abrigo.

“Significa que estão a tornar os sem-abrigo criminosos. Criaram 4 leis contra os sem-abrigo. Não podem acampar, não podem dormir nos carros, não podem pedir esmola e não lhes podem dar comida”, declarou Mark Lane a RT.

“Eles dizem que todos os parques estão totalmente infetados com hepatite A, e que não querem que os sem-abrigo a apanhem, por isso tentam protegê-los. Contudo, as pessoas continuam a fazer festas no parque e a partilhar a sua comida uns com os outros, apesar destas pessoas não serem imunes à mesma hepatite A que poderia infetar os sem-abrigo”, declarou ShaneParmely, membro do Break the Ban e organizador do evento, à RT.

“Os sem-abrigo que estiveram lá [no evento] ficaram muito gratos por estarmos a resistir [à proibição]. Eles ficaram muito insatisfeitos com o presidente e os membros do conselho por terem assinado um decreto tão cruel, sem terem falado com os sem-abrigo”.

A taxa de pobreza na Califórnia é uma das mais altas de todos os estados dos EUA, devido particularmente ao custo da habitação, segundo o Departamento de Censos dos EUA.

“Temos uma alta percentagem de sem-abrigos que são veteranos; temos uma alta percentagem de pessoas sem-abrigo a trabalhar. Há uma crescente criminalização das pessoas pobres e impotentes”, declarou ShaneParmely.

FONTEvamosportugal.com
COMPARTILHAR