ALERTA: Tempestade “Bruno” está a chegar a Portugal

5 distritos estão em alerta laranja até quinta-feira! A tempestade Bruno formou-se na segunda-feira sobre o Oceano Atlântico e o seu efeito irá fazer-se sentir em Portugal a partir desta madrugada. De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, foram lançados avisos de precipitação, de rajadas (vento) e de agitação marítima para o país inteiro, sendo que o nível mais elevado (o ‘laranja’) foi emitido para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real e Guarda.

“A previsão para hoje, para o território do continente, é de chuva ou aguaceiros, sendo que a partir do final da tarde se prevê um agravamento das condições meteorológicas, principalmente no que diz respeito à precipitação, às rajadas e depois também à agitação marítima, essencialmente na costa ocidental. Isto tudo associado a um sistema frontal que vai atravessar o território com uma atividade moderada a forte.”

A precipitação deverá afetar especialmente os distritos a norte de Coimbra “a partir do final da tarde até às primeiras horas de quarta-feira” e para as rajadas de vento “há avisos para todo o território, sendo que as regiões mais elevadas – as terras altas – e também o litoral poderão ser aquelas onde poderão ser mais significativas”, disse.

“Temos um período mais crítico na quinta-feira, essencialmente entre a meia-noite de amanhã [quarta-feira] e as 15:00 [de quinta-feira], no qual a agitação marítima pode ser pontualmente mais elevada e as ondas previstas são de noroeste com cinco a seis metros.”

FONTEtvi24.iol.pt
COMPARTILHAR