A máfia dos incêndios em Portugal… cheira a esturro!

A CAUSA do negócio dos incêndios e a máfia que se esconde por trás dos “normais” incêndios ano após ano! Há muita gente a ganhar dinheiro com esta indústria…e por isso não se pode esperar que mude tão cedo!

Segundo o que se sabe dos contratos feitos com os privados, o Estado paga 1.500 euros(+ IVA) à hora por cada helicóptero. Assim sendo, uma pergunta importa fazer: não interessará a estas empresas, ou a quem os sub-contrata, que arda o maior número e a maior área de floresta possíveis e pelo maior período de tempo?

Simples, quanto mais fogos e mais tempo durarem os incêndios, mais estas empresas privadas lucram! A verdade é que estas empresas privadas, que ainda há pouco tempo tinham que alugar os meios aéreos a empresas estrangeiras, agora já têm as suas próprias frotas de helicópteros, hangares e pavilhões, e até já possuem aeródromos seus.

E porque é que o Estado não entrega a actividade de apagar os fogos ao Exército e à Força Aérea, pois é uma actividade fundamentalmente de Segurança e Defesa nacionais?

Ora, se antes, até aos finais dos anos 80, era a Força Aérea que combatia, com sucesso assinalável, os incêndios, e possuindo meios e gente formada para tal, porque é que deixaram de o fazer e passou-se a entregar esta função, agora com lucros, aos privados?

E porque é que os sucessivos Governos não mostram publicamente os contratos e os seus contornos e, tão-pouco, mostram os valores pagos aos privados e os critérios para tanto?

São demasiadas e sérias dúvidas, muitas incertezas… O que sabemos é que o lucro é para os privados…e enquanto der lucro a alguém, não vai acabar!