Perigo: Asteroide Apófis aproxima-se da Terra e poderá ter um efeito devastador

Foi descoberto a 19 de junho de 2004, embora a sua origem, no cinturão de asteróides principal entre Marte e Júpiter, nos transporte para lá dos limites temporais da nossa compreensão. Remonta à formação inicial do nossos sistema solar, há cerca de 4,6 mil milhões de anos.

Com o formato de um amendoim, tem a dimensão de três campos de futebol, cerca de 350 metros, e milhões de toneladas de peso. Quando se percebeu o desenho orbital e a possibilidade, ainda que praticamente ínfima, de colidir com a Terra, soaram os alarmes. Não é caso para menos: se tal acontecesse, a energia libertada seria o de uma bomba atómica replicada milhares de vezes.

Foi, por isso, classificado de asteróide perigoso, tendo recebido o nome de Apófis, o demónio dos demónios da mitologia egípcia, o “Deus do Caos e da Destruição”.

A próxima visita não deverá constituir problema, mas em 2068 a história pode ser diferente. Colisão com a Terra poderá ter um efeito devastador, a energia libertada no impacto seria equivalente a milhares de bombas atómicas.

FONTEcmjornal.pt
COMPARTILHAR