Cientistas receberam sinais extraterrestres de uma galáxia distante

Depois de décadas à escuta, eis que chegam os primeiros sinais! Cientistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), que procuram sinais de vida extraterrestre, detetaram 72 sinais extraterrestres “misteriosos” vindos de uma galáxia muito muito distante… situada a 3 mil milhões de anos-luz da Terra.

Os especialistas ainda não conseguiram perceber quais as causas dos sinais recebidos. A descoberta foi feita ao analisarem 400 terabytes de informação via radio daquela galáxia. “A natureza do objeto emitido não é conhecida”, revelaram os especialistas do SETI, citados pela SkyNews.

“Há muitas teorias, inclusivamente que podem ser sinais de tecnologia desenvolvida por vida extraterrestre”, acrescentam. Os dados analisados que permitiram esta revelação foram captados pelo Green Bank Telescope, que se situa no estado norte-americano da Virgínia.

O programa SETI OSU ganhou fama em 15 de agosto de 1977, quando Jerry Ehman, um voluntário do projeto, testemunhou um sinal surpreendentemente forte recebido pelo telescópio. Ele rapidamente circulou a indicação em uma cópia impressa e rabiscou a exclamação “Wow!” na margem. Apelidado de Sinal Wow!, é considerado o melhor sinal de rádio extraterrestre já descoberto. Desde então mais nenhum sinal havia sido escutado pelo programa que envolve centenas de cientistas, e milhares de particulares que trabalham a partir de casa no projecto.

FONTEcmjornal.pt
COMPARTILHAR